Entender quais são os tipos de galpão é fundamental para que as indústrias e empresas consigam melhorar o seu processo logístico.
Além disso, fazer uso dos tipos de galpão adequados é um meio de gerir de forma eficiente o estoque. Como consequência, ter maior e melhor produtividade, otimizar os espaços que se tem disponível bem como os recursos.
VEJA O QUE DIZEM NOSSOS CLIENTES
Para ajudar as empresas na construção de galpão metálico, vamos listar abaixo alguns modelos e suas características. Confira!
Galpão piramidal
A principal característica do galpão piramidal é a presença de tendas tensionadas, ou seja, isso quer dizer que o seu formato remete a uma pirâmide que é definida na topografia e demarcação do lote. O suporte desse tipo de galpão é feito com o emprego de chapas de ferro que vão sendo encaixadas com a ajuda de conexões e parafusos, mas pode ser usado ainda um sistema de tubos.
Dentre os tipos de galpão, o piramidal é indicado para atividades que serão desenvolvidas de forma temporária, como é o caso de eventos ou de armazenamento de forma emergencial.
Essa é uma opção mais vantajosa para ser usada temporariamente, porque ela não exige fundação e possibilita que seja estabelecida conexão entre cada parte, o que resulta em grandes áreas cobertas.
Galpão em arco
Atualmente, o galpão em arco é um dos tipos de galpão preferidos, porque como eles contam com uma estrutura diferenciada, isso faz com a cobertura para galpão seja montada já no local em que serão usados.
O seu formato ainda é vantajoso quanto a acústica, ventilação e climatização. É comum encontrar o galpão em arco em centros comerciais, pequenas indústrias e ginásios poliesportivos, pois o escoamento de água é facilitado. Com isso, a tendência é que as infiltrações não ocorram.
Galpão de dois pisos
Como o nome sugere, o galpão de dois pisos na verdade é um galpão que tem dois andares. Esse modelo é mais indicado para empresas que têm grandes operações e que precisam que elas aconteçam no mesmo espaço, mas em ambientes diferentes.
Geralmente, a parte de logística e armazenamento são alocadas no piso inferior, pois assim o ato de receber mercadorias e despachar produtos é facilitado. Já no segundo andar, a gestão da operação é feita bem como atividades que têm relação com a parte logística.
Esse é um dos tipos de galpão que é indicado para empresas que desejam evitar gastos com locação e manter sob controle a operação.
Galpão Shed
Além dos tipos de galpão mencionados nos tópicos anteriores, há ainda o modelo Shed. Ele pode ser construído com apenas um vão ou com mais. A cobertura para galpão shed é formada a partir de degraus que se conectam com o objetivo de fazer com que a luz natural seja melhor aproveitada assim como a ventilação.
O pé direito do galpão shed pode atingir até 12 metros e o revestimento pode ser em grandes extensões. O seu custo de manutenção é baixo o que faz dele um galpão versátil que é muito usado pela indústria de forma geral.
Empresa que monta galpões
Agora que você já conhece as diferenças entre os tipos de galpão, é hora de escolher aquele mais adequado para as suas necessidades.
Aqui na Structuraço você conta com profissionais experientes para te ajudar. Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento.